sábado, 3 de março de 2012

Cidadania

O conceito de cidadania sempre esteve fortemente “ligado” à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negocios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres

1 comentários:

E para que fique mais claro aqui vai a opinião pessoal de duas componentes: Beatriz Bina: Depois de analisar cuidadosamente os temas abordados pela pesquisa, pude ter uma visão mais ampla e uma melhor compreensão do que realmente é ser cidadão e de como a violência é prejudicial para a sociedade. Ser cidadão é ser membro de um país e ter convicção dos seus direitos e deveres, além disso, aplica- los. Se todos os cumprissem nossa vida seria sem dúvidas muito melhor. Mas, infelizmente alguns consciente ou inconscientemente, tem se despercebido de um dos seus principais deveres como cidadão, o respeito e amor a próximo, por isso, cometem violência de várias formas e contra os mais variados tipos de pessoas, incluindo membros de sua própria família. As drogas só fazem esse quadro piorar. Após essa reflexão, estou decidida a cumprir meus direitos e deveres como cidadã e ajudar outros a fazer o mesmo.
Paula Ellen: De acordo com o que pude pesquisar, a violência tem causado grandes desastres na sociedade e tem horrorizado as pessoas. A cidadania tem diminuído cada vez mais e isso tem sido preocupante. Mas a violência vem piorando cada vez mais, principalmente na família, na escola e nas ruas. Hoje, devemos melhorar a situação do pais e como cidadã, devo ajudar outros a pensar como eu e acabar com a violência e aumentar a cidadania no mundo.

Postar um comentário